Por que meu e-commerce não vai para a frente? Descubram os erros que destrói e veja como resolver
Superficialmente falando, abrir um e-commerce parece ser bem mais conveniente do que uma loja comum. A internet comprova isso. Com um público cada vez mais conectado e interligado, investir em ferramentas e estratégias digitais não só se tornou um diferencial para empresários, mas uma necessidade.
A oportunidade de abrir seu próprio negócio também precisa vir carregada de ideias criativas e inteligentes. Abrir um e-commerce pode ser um ótimo impulso. Contudo, só abri-lo não é garantia de boas vendas. Muita gente ainda erra no monitoramento dessa plataforma. Muita gente confunde a ideia de que só por ter um e-commerce já pensa que as vendas irão ocorrer facilmente. E quando se diz “muita gente” pode contar que é muita gente mesmo.
Se você está lendo esse texto, é porque assim como essas outras pessoas, alguma coisa está acontecendo para não fazer seu e-commerce alavancar. Aqui vai uma lista de erros que talvez você esteja cometendo e ainda nem saiba. Mas não se preocupe, há uma solução em seguida que pode ajudar a resolver o problema e tornar a plataforma em benefício e não em prejuízo.
1º O site é ruim
Pode ser difícil de admitir, mas depois que se vê as vendas não decolarem, é possível notar que o site deve ser ruim. Layout feio, comandos confusos, pouca usabilidade, buscas fracas e com resultados vagos e até mesmo informação demais. Lembrar que a imagem conta e muito no primeiro contato é importantíssimo! E esses erros só prejudicam.
Solução: fazer uma pesquisa com seu público-alvo sobre como ele vê seu site pode ser uma ótima alternativa. É preciso compreendê-lo e atingir suas expectativas além do esperado. Analise o trajeto que elas fazem por sua página por meio de ferramentas como o Hotjar. Esse mapeamento ajuda a ver o tempo de permanência dele em seu site e o que ele procura. O Google Analythics é referência em mensurações e serve de grande auxílio nesse momento.
2º Minha empresa não é bem vista
Não adianta ter bons produtos, oferecer bons serviços se você não é visto. Todo um preparo é feito para o público visitar e comprar na sua loja virtual, mas ninguém o encontra. A divulgação até pode ser feita, mas nem sempre gera bons resultados que se esperavam ter.Solução: procure investir em parcerias certas. Um dos grandes impulsos do e-commerce é saber divulgar sua marca em parceiros que também são bem vistos pelo público. Espaços do Google e do Bing são ótimos para propagar a imagem da sua loja e assim ser mais visto no mercado. Estratégias como links patrocinados e redes de conteúdo são ótimas ideias de investimento e que potencializam essa cadeia. Otimizar o trabalho em SEO e SEM é ótimo tanto para microempresários ou quem já tem uma estrada longa percorrida em lojas virtuais.
3º As pessoas só compram na minha loja uma vez
Acredite, tem muita gente que nem pensa em fidelização de cliente e isso é um erro terrível! Reclamar de lucros depois já não pode ser justificativo. A ideia de abrir um e-commerce é interessante, mas até certo ponto. As pessoas procuram a loja, compram produtos, mas depois não voltam mais. E com um período breve (mais ou menos 18 meses) a loja fecha.
Solução: já parou para pensar que a sua logística de compra pode ser também terrível? Problemas no pagamento, atraso na entrega, falhas na comunicação, grosserias, falta de conteúdo, tudo isso pode influenciar no problema. Trabalhar numa boa estratégia de marketing ajuda a resolver esse aspecto. Um contato mais próximo do cliente em redes sociais fortalece o impacto e o engajamento da empresa, além de desafogar o atendimento no site e ser mais direto. Investir em estratégias de curto prazo como essa pode ser efetiva, mas elas variam de acordo com sua necessidade. O segredo é investir para não perder os clientes tão rapidamente.
Outros problemas ainda podem ser vividos por quem mantém um e-commerce. Mas o grande segredo para evitar esses e outros erros é conhecer a sua persona. Pense como ela, sonhe com ela, imagine-se como ela. Ao conhecê-la bem, fica mais fácil atingi-la da maneira certa e cativá-la. É para ela que você precisa investir, então você precisa ser incrivelmente atrativo.