Landing Page: o que é e para que ela serve?
Com as novas estratégias de marketing digital, utilizando principalmente as técnicas de inbound marketing, você gera mais tráfego para o seu site. Mas, esta é só uma etapa inicial do processo! As landing page são conhecidas como páginas de aterrissagem, ou seja, onde o usuário vai cair após uma determinada ação, seja clicando em um anúncio, e-mail marketing ou qualquer outro método de divulgação do seu serviço/produto.
Criada com foco nas Conversões de Vendas, elas são utilizadas estrategicamente para transformar visitantes em leads qualificados por meio de informações valiosas dos usuários como nome, e-mail e outros dados que você julgar importante para que posteriormente você possa trabalhar com este cliente. Como regra geral é importante que sua landing page contenha um cabeçalho, um texto não muito extenso, mas interessante, um formulário otimizado e não se esqueça da usabilidade, fundamental para que a informação chegue corretamente ao usuário independente do dispositivo que ele utilizar para acessar o site.
O sucesso da sua landing page vai depender da sua assertividade quanto ao seu público-alvo e o que você vai oferecer a ele em troca dos seus dados. Lembre-se: ele procura algo e você deve atendê-lo como prometido. Uma boa estratégia para atrair leads neste momento é oferecer cupons de descontos, download de conteúdos pertinentes e etc.
Vantagens em criar uma landing page para um determinada ação:
- Aumento de leads qualificados para trabalhar não só nesta ação, mas também nas posteriores.
- Se você está criando uma campanha e quer atrair tráfego, a landing page é uma página mais atrativa e objetiva do que o site em si.
- Seu cliente terá certeza de que você tem exatamente o que ele procura, sem precisar de muitos cliques.
- Manter o usuário focado em apenas um produto pode aumentar o número de vendas.
- Custo baixo se comparado ao potencial benefício.