O mundo digital já era! Bem-vindo à era pós-digital
Como defende Walter Longo, especialista em Marketing Digital, uma nova sociedade de consumo está em curso e com as novas ferramentas digitais de comunicação já consolidadas no mercado, vivemos em uma era “pós-digital”, onde o desafio é trabalhar a capacidade do avanço da tecnologia em sintonia com a geração de novos negócios.
Vivemos em um mundo pós-digital, todos os setores de atividades estão se adaptando nessa revolução tecnológica que mudou os conceitos de consumo, entretenimento, relacionamentos e toda a cadeia social. Há muito tempo, a tecnologia deixou de ser uma exclusividade de alta cúpula de governos, empresas, executivos e a quem poderia pagar alta quantia por ela, hoje, a internet já está implementada em toda sociedade e o futuro incluirá qualquer atividade dentro da sociedade no mundo tecnológico.
Em razão disso, grandes oportunidades surgem a cada dia, o consumidor está buscando suas necessidades na internet, o que reserva um futuro promissor para as ações de Marketing Digital que será sim protagonista nessa revolução impossível de ser desacelerada.
Da mesma forma que a era pós-digital gera oportunidades, o Marketing Digital tem um grande desafio quanto ao seu futuro devido o crescimento de internautas que realizam suas compras na internet. Produzir uma estratégia de marketing certeira e a utilização de softwares adequados para captar onde o público que a empresa queira atingir são ações fundamentais para acompanhar as mudanças no consumo, aumentar as vendas e obter uma reputação digital que faça da empresa uma referência em compras online.
Algumas informações apontadas ainda são muito importantes para o Marketing Digital, no caso do Brasil é o acesso mobile é quem dá as cartas no mercado, tendo o celular como responsável por 92,1% dos acessos à internet, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em dezembro de 2016, porém ainda segundo os dados, há a tendência do crescimento dos acessos pelo tablet. Na área do Marketing Digital, os profissionais são cobrados constantemente por resultados e com as novas estratégias e ferramentas disponíveis, isso tem aumentado, já que é cada vez maior a interação com o internauta.
Tendências e estratégias do Marketing digital
As mudanças de hábitos e comportamento do público têm impulsionado a evolução do Marketing digital que por conta disso, sempre apresenta novas tendências e estratégias que se adaptam aos novos modos de consumo que são detectadas com a utilização de algumas ferramentas, porém na basta a empresa utilizar as ferramentas digitais, eles têm que ter almas digitais, pensar digital e agir digitalmente. Pra isso, há conceitos que auxiliam as empresas a entender toda essa loucura do pós-digital que não admite erros e muito menos perda de tempo:
Growth Hacking
Visa rastrear oportunidades específicas visando resultados rápidos da empresa no universo da internet. O termo foi criado por Sean Ellis, caracterizando o Growth Hacking como um “marketing orientado a experimentos”. Considerado a nova tendência do Marketing Digital, essa estratégica tem o objetivo de explorar campanhas que proporcionem crescimentos imediatos, estratégia que vem ditando o ritmo das startups e que ganham espaço cada vez mais nas “campanhas de ocasião” das grandes empresas.
Inbound Marketing
Permite a empresa manter relacionamentos mais estreitos com seus clientes através de conteúdo relevante que conquista a atenção, confiança e preferência das pessoas sem interromper a sua navegação. O Inbound Marketing é uma das principais ferramentas de Marketing Digital para conhecer de perto as necessidades de cada público-alvo e uma das alternativas diante das mídias pagas. Seu futuro no Marketing Digital estará focado na crescendo interação entre Cliente-Produto-Empresa, gerando um vínculo cada vez maior, tornando-o mais importante que a própria geração de lead. Mais do que oferecer o produto com a implementação do Inbound Marketing, incluindo a otimização do SEO, será preciso oferecer conteúdo de maneira mais efetiva e estratégica por meio de e-book, webinar e/ou transmissões ao vivo, ações que já estão sendo adotadas por muitas empresas e com grande perspectiva de crescimento.
Por manter ligações umbilicais com os clientes, o Inbound Marketing tem sido apontado por especialistas como o “Marketing do Futuro”.
Behavior Target
Conhecer como seu público reage diante da sua marca será ainda muito importante para as estratégias de Marketing Digital para oferecer serviços sob demanda. Com o objetivo de analisar o comportamento do consumidor no site e utilizar para definir uma campanha de venda especializada e personalizada, que promove o aumento de conversão, o Behavior Target será uma ferramenta importante para não erra na sua campanha diante da multiplicidade da internet. É um método que é utilizado também para definir as estratégias de mídias digitais, localizar onde o público-alvo mais consome no mundo pós-digital.
E-mail Marketing
O bom e velho e-mail marketing também continua como uma tendência no Marketing Digital, mas é preciso entender que os consumidores não querem receber apenas preços de produtos, promoções e afins. Uma nova onda que vem acontecendo com essa ferramenta é o encaminhando de conteúdo que discute as principais notícias de diversos setores e atividades, atualização de produto e orientações de uso, convite a eventos e artigos que discutem novos comportamentos sobre produtos e cotidiano.
Porém, ao mesmo tempo em que é necessário ser ativo no e-mail marketing, é preciso dosar a quantidade de e-mails, pois eles podem desconstruir relacionamentos com o consumidor e a campanha pode ter um efeito contrário.
Google Adwords e FaceAds
Por fim, a dura concorrência entre o Google Adwords e FaceAds e nessa “briga” quem ganha são as empresas que têm à disposição softwares e ferramentas cada vez mais eficazes para as estratégias de Marketing Digital, com segmentação, ROI e resultados ainda mais satisfatórios na construção de uma reputação digital.