Como fazer a análise SWOT da sua empresa?

Aprenda a fazer a matriz SWOT de forma simples, definindo com precisão as fraquezas, forças, ameaças, oportunidades e coloca-las em atitudes práticas nessa análise.

SWOT significa: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. (Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças). Traduzido para o português, é comum ser visto como FOFA.

Essa técnica é usada em diversas áreas como empreendedorismo, marketing, gestão de negócios e afins. Mas é tão eficaz e simples, que pode ser usado até em nossa vida pessoal para ajudar a organizar algum projeto, definir metas e traçar uma rota para o sucesso dos negócios.

Um detalhe muito importante para que seja feito corretamente, é a análise interna e externa do ambiente. Parte interna é o que vai determinar as forças e fraquezas, e o ambiente externo define as ameaças e oportunidades.

 

Definindo ambiente Interno e Externo.

Ambiente interno contém elementos que podem ser controlados pela sua empresa, podendo-se tomar decisões sobre eles e nesse controle você descobrirá sobre as fraquezas e força do seu negócio.

Forças podem ser definidas como recursos tangíveis ou não do seu negócio que faz sua empresa sobressair sobre os concorrentes.

Fraquezas são definidas como o oposto, recursos tangíveis ou não do seu ambiente que fazem seus concorrentes ter algum tipo de vantagem sobre seus negócios.

A Análise Externa também é muito importante, pois é tudo o que não está ao alcance da empresa, como guerras, câmbio, climas, crises econômicas e etc.

Oportunidades podem ser definidas como um cenário que melhora os recursos da empresa, seja em um cenário estável ou mudanças constantes, mas que aumente ainda mais o valor empresa como um todo.

Ameaças podem ser definidas quando o cenário externo, do qual a empresa não tem domínio pode prejudicar ou dificultar os negócios da empresa.

 

Colocando a análise em uma tabela, ficará algo semelhante a isto:

Após ter descrito cada conteúdo no seu contexto, precisa relaciona-los da seguinte maneira:

 

  • Forças podem potencializar quais oportunidades.
  • Forças podem combater quais ameaças.
  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

Um exemplo prático de como ficaria a matriz SWOT para um restaurante.

Forças:

  • Localização;
  • Chefes de cozinha com especializações em diferentes áreas;
  • Ambiente confortável e climatizado

Fraquezas:

  • Custo dos funcionários são altos;
  • Equipe de atendimento precisa de treinamento

Oportunidades:

  • Pouca concorrência;
  • Muitos turistas na cidade

Ameaças:

  • Raios;
  • Precariedade do transporte público

Veja um plano de ações utilizando a matriz SWOT:

  1. Aproveitar a oportunidade de não ter grandes concorrentes para ganhar o máximo de clientes e fideliza-lo para que estejam sempre no restaurante para suprir a fraqueza de ter alto custo com profissionais.
  2. Aproveitar as forças de ter chefes com várias habilidades para atrair os clientes e diminuir o medo da ameaça de raios que tem na região.
  3. Dar treinamentos para os funcionários do atendimento para que não tenha efeito a fraqueza do mal atendimento e aproveitar a oportunidade de ter muitos turistas na cidade.

Para controlar riscos, explorar oportunidades, e melhorar os pontos fracos de qualquer empreendimento ou projeto, é fundamental o estudo e criação da análise SWOT.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *