Como definir o preço de produtos ou serviços?

Definir o preço de venda dos produtos é sempre um desafio para um empreendedor, varejista ou gestor, pois o preço de venda impacta diretamente no lucro e na realização das metas de uma organização.

Existem várias técnicas que mostram uma dimensão de qual o valor ideal seu produto deve ter, baseando-se em contas, ambientes, contextos de mercado, conceitos de marketing e análise psicológica.

Saiba seus custos e despesas.

Um processo muito importante é saber todos os custos que seu produto tem, não somente na produção e na obra-prima, como por exemplo, tempo e o valor da hora dos profissionais envolvidos também pode ser um fator que alterará o preço final.

Alguns custos que deve se considerar:

  • Produção: Tudo o que indiretamente ou diretamente gera despesas na produção como: Embalagem, fretes, matéria-prima, compra de produtos terceiros, fabricação, etc;
  • Processos operacionais: custos residenciais (Aluguel, água, luz, internet, telefone), serviços digitais, manutenção de equipamentos. Custos que terá para que o produto esteja pronto para venda;
  • Impostos: É importante ter um controle contábil da empresa, como em qual regime tributário se encontra (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), para saber o quanto será gasto de tributos.

Defina sua margem de lucro.

Definir uma margem de lucro é um grande desafio, pois precisa ter equilibro para que fluxo financeiro prospere. Para isso é preciso análise, coerência, pesquisa de mercado, pois a mesma categoria de produtos tem diferentes preços em regiões distintas.

Por isso, como mencionado, é tão importante saber exatamente o quanto de custo se tem para fazer o produto até sua venda. Pois o que receberá em diante é lucro.

Mesmo não existindo um padrão de margem definido para lucro, é importante que ele não seja baixo, pois você precisa reinvestir esse dinheiro em seu negócio, na melhoria da sua empresa e em inovação.

Também é muito importante saber o preço dos produtos similares para que o preço não seja alto e faça seus clientes escolherem os concorrentes. É neste momento que a criatividade e inovação é um diferencial.

Se você tem um produto original ou serviço que resolve a necessidade das pessoas, esse valor deve ser colocado. Pois mesmo que venda em grande quantidade, podendo ser até o dobro da concorrência, sem uma margem de lucro boa seu negócio continuará parado.

Técnica para calcular o preço final.

Existe uma formula que sugere um preço com uma boa margem de lucro para seu produto em poucos passos.

Precisa ter as seguintes informações:

  • Custo total por mercadoria: R$ 20;
  • Percentual dos custos fixos: 30%;
  • Margem de lucro pretendida: 20%.

Preço de venda (PV) na formula a seguir tem o valor de 100% e se atentar nas operações em porcentagens.

PV (100%) = 20%+30% = 20

PV (100%) – 50% = 20

PV 50% = 20

PV = 20/50%

PV = 0,4 x 100 = R$ 40

Esse é um bom valor de venda, mas lembre-se sempre da pesquisa de mercado e os elementos diferenciais do seu produto para que realmente seja coerente com a negociação.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *