Como definir o budget de marketing da sua empresa
Em se tratando da relevância do marketing para a vida de uma empresa, não importando em qual nicho ou setor ela atue, definir o budget de marketing pode ter vital importância e fazer a diferença quando o assunto é aquisição de novos clientes e consumidores, divulgação de produtos e serviços, inserção nos mercados de interesse, retorno financeiro, etc.
Deve ser muito bem estudado e pensado com senso crítico, levando-se sempre em consideração as possibilidades reais de retorno que pode trazer. É impossível realizar uma boa campanha, com eficácia, sem contar com os recursos adequados para contratar serviços, fornecedores, pagar a equipe envolvida e os meios de divulgação, por exemplo.
Visto por esse lado, a definição do budget de marketing é uma das etapas mais importantes e o ponto de partida de uma estratégia eficiente. Um budget bem planejado evita que se precise fazer cortes, ajustes e adaptações na campanha no decorrer de sua execução, o que pode ser um incômodo, gerar atrasos e frustrações.
Para facilitar o planejamento é preciso ter em mente não só o que se pretende fazer, mas por meio de quais canais e quais serão os recursos escolhidos. Grandes metas requerem um investimento igualmente grande.
Qual é o público-alvo a ser atingido? O perfil do público buscado tem um grande peso no budget, então deve ser cuidadosamente considerado. Não se trata apenas de gastar mais para ter uma audiência maior. Mas pode ser necessário um investimento superior para alcançar segmentos de publico mais difíceis de acessar.
Com tudo isso bem definido, é hora de saber quanto a empresa está disposta a investir. Apenas com esse número em mãos é possível definir quais ações serão traçadas e quais terão prioridade.
Organizar tudo com detalhes em uma planilha facilita bastante o trabalho, separando despesas e investimentos por categorias. Definir também periodicidade de cada categoria, pois há épocas do ano em que os investimentos podem se intensificar.
Apesar de tudo isso nem sempre é possível definir um budget com extrema precisão; além do mais, podem surgir imprevistos e cancelamentos de última hora, ou algum serviço que custe mais do que o orçado, por exemplo. Por conta disso recomenda-se incluir uma margem de segurança no budget de marketing, em torno de 10 a 20%. Desde que, claro, não comprometa o caixa da empresa; se os objetivos da campanha forem ambiciosos demais vale a pena rever as metas e replanejar.
Um budget previamente definido garante também que a empresa reserve seus recursos para o marketing, evitando que investimentos em outras áreas acabem por esgotar essa verba ou restar muito pouco. Isso deve ser evitado a todo custo, dada a fundamental importância de investir em marketing nos dias de hoje.